
Cirurgião Oncológico
Tumores gastrointestinais, fígado e pâncreas
Os tumores gastrointestinais compreendem todas as lesões do trato gastrointestinal, que é o aparelho digestivo.
​
​
Tumores de esôfago
O esôfago é um órgão tubular que está localizado entre a boca e o estômago, e é o responsável por transportar o alimento na deglutição. O tumor de esôfago é quatro vezes mais comum em homens do que mulheres, e é o sexto tumor mais comum em homens no Brasil.
Existem dois tipos principais de tumores de esôfago, sendo um mais comum na parte mais central do esôfago, e outro mais próximo do estômago, sendo que cada um deles tem fatores de risco e tratamentos diferentes, estando diretamente relacionados a alimentação, tabagismo, uso de álcool e doença do refluxo gastroesofágico.
O sintoma mais comum é a perda de peso e a dificuldade para engolir, sendo necessário investigação adequada por um especialista.
​
​
Tumores de estômago
O estômago é o órgão responsável por receber o alimento e realizar parte da sua digestão através de suas enzimas. Ele está diretamente conectado com o esôfago e envia o alimento para o intestino.
O tumor de estômago é o quarto mais comum no homem no Brasil, sendo também mais comum nos homens que nas mulheres. Existem diversos tipos diferentes, podendo se iniciar em uma das suas camadas, e o tratamento varia, além do seu tipo, também da sua localização. Como o estômago é um órgão grande, tumores que iniciam em sua parte inicial podem precisar também de tratamento do esôfago em conjunto.
Está fortemente associado a fatores de risco como qualidade da alimentação, obesidade, infecção por H. pylori e lesões pré-malignas, assim como associação com diversas síndromes genéticas diferentes.
Um dos sintomas mais comuns é a perda de peso, em conjunto com dores ou dificuldades para se alimentar. É importante a avaliação adequada e investigação, sendo a endoscopia digestiva alta o exame mais comum para avaliar a parte interna do estômago.
​
​
Tumores de cólon, reto e ânus
O cólon, ou intestino grosso, é a continuidade do intestino delgado, e recebe o bolo alimentar, auxiliando também na sua digestão. O colon é dividido em ascendente, transverso, descendente e sigmóide, tendo continuidade com reto e em seguida o ânus, a parte mais externa.
Os tumores de cólon são o segundo mais comum tanto em homens quanto em mulheres no Brasil, e têm sintomas diferentes dependendo do local de surgimento, podendo ser dor, vômitos após alimentação, aumento de volume abdominal e sangramento nas fezes. O exame mais utilizado para sua avaliação, além da necessidade de exame físico, é a colonoscopia.
Pela colonoscopia é possível visualizar pólipos, e apesar da maior parte dos pólipos não se tornarem tumores, a maior parte dos tumores são originados de pólipos. Além disso é comum a associação com síndromes genéticas e também estão diretamente associados a alimentação, dentre outros fatores de risco.
​
​
Tumores de fígado
O fígado é o maior órgão maciço do corpo, e está localizado na parte superior direita do abdome, e é responsável por diversas funções, como produção de bile, metabolização de remédios, dentre outros.
Os tumores de fígado são classificados como primário, que é quando se iniciam no próprio órgão, ou secundário, que é quando se iniciam em outro órgão e migram para o fígado, sendo este o tipo mais comum.
Os tumores de fígado raramente causam sintomas em estágios iniciais, e não são alterações específicas para o fígado, podendo ocorrer em dor, aumento de volume abdominal, alterações de coagulação, náusea, vômito, perda de peso. Como não são específicas, sempre que ocorrerem alterações é necessário avaliação de um médico especialista.
​
​
Tumores de pâncreas
O pâncreas é um órgão que tem função de glândula, e fica localizado próximo ao estômago, duodeno (uma porção do intestino delgado) e baço, e é responsável pela produção de enzimas que auxiliam na digestão de alimentos, assim como insulina e glucagon, tendo portanto tipos diferentes de células responsáveis pela produção de cada substância, o que gera dois tipos diferentes de tumores, que são os exócrinos e os endócrinos.
Devido a sua localização próximo a diversos órgãos, os seus sintomas são diversos, sendo um dos mais notáveis o surgimento de icterícia, popularmente conhecido como amarelão, que é a coloração amarela na pele pela obstruções de um dos ductos que passagem pelo pâncreas, porém podem também ocorrer dor, náusea, perda de peso e outros sintomas comuns de outros tipos de tumores. Por raramente dar sintomas nos estágios mais iniciais, é importante estar atento a qualquer alteração e procurar atendimento e avaliação de um médico.