top of page

Tumores de cabeça e pescoço

A cabeça e pescoço inclui diversos órgãos, abrangendo diversos tipos de tumores diferentes, principalmente a tireóide e paratireóide.

Tumores de tireóide e paratireóide

A tireóide é uma glândula que fica na parte da frente do pescoço, e produz hormônios que são fundamentais para o funcionamento do corpo, sendo os principais o T3 e o T4. A tireóide é dividida em lobo esquerdo e direito, que são conectadas pelo istmo. Ao redor da tireóide estão localizadas quatro glândulas pequenas chamadas de paratireóides, que ajudam no controle do cálcio do corpo.

Os nódulos de tireóide são geralmente vistos ao exame de imagem e se forem pequenos, podem não ser palpáveis.

A maior parte dos tumores de tireóide não causam sintomas, mas se forem grandes, podem mostrar um aumento do volume do pescoço, dor no pescoço, alteração na voz, dificuldade para respirar ou engolir.

O tumor de tireóide é três vezes mais comum na mulher, sendo mais comum também em pessoas mais jovens, entre 18 e 33 anos. Os principais fatores de risco são exposição a radiação prévia na região do pescoço e histórico familiar.
 

A tireóide é geralmente avaliada com exames para avaliar a sua função quanto a produção hormonal e exame de imagem, como o ultrassom para avaliação de algum possível nódulo, e dependendo do tamanho, pode ser necessário realizar uma biópsia do mesmo para avaliar o tipo do tumor.

No caso de surgimento de aumento no volume da região do pescoço ou algum nódulo na região, procure um médico especialista para avaliação.

Dúvidas?

Agende a sua consulta

OncoBlu

Centro Clínico Santa Catarina

Rua Armando Odebrecht, 70, sala 1001

Blumenau, SC 

Telefone (47) 98497-8746

 

InterBlu

Rua 7 de Setembro, 1535

Blumenau, SC 

Telefone (47) 3231-2700

 

Dr. Nickson Della Giustina - CRM-SC 21.111 - RQE 19976 / 19977

OncoBlu - Centro Clínico Santa Catarina, Rua Armando Odebrecht, 70, sala 1001 - Blumenau, SC

(47) 98497-8746

bottom of page