
Cirurgião Oncológico
Tumores urológicos
Os tumores urológicos ocorrem no trato urinário masculino e feminino, assim como reprodutor masculino.
Tumores de rim
Os rins são órgãos responsáveis por filtrar o sangue e formar a urina, além de outras funções, estando localizados dos dois lados do corpo, sendo recobertos por uma camada de tecido de gordura chamado Gerota. Além disso acima de cada rim existe a adrenal, uma glândula responsável por sintetizar hormônios importantes, como o cortisol.
Os tumores de rim muitas vezes são achados incidentais em exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, e podem ocorrer em qualquer local do rim. O tratamento depende da localização e do tamanho da lesão. Um dos sintomas mais comuns é a presença de sangramento na urina, conhecido como hematúria, porém pode ocorrer por diversas situações além do tumor, sendo necessário uma investigação adequada.
Tumores de bexiga e ureter
Os ureteres são órgãos em formato de tubo que são responsáveis por levar a urina produzida no rim até a bexiga, um órgão muscular que é responsável por armazená-la. A bexiga e o ureter são revestidos por um tipo de células que comumente dá origem aos tumores, chamado célula urotelial.
A suspeita geralmente ocorre por sintomas como dor e hematúria, o sangramento pela urina. Em exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode-se encontrar a lesão suspeita, sendo necessário retirada de pelo menos parte da lesão para biópsia. O diagnóstico final depende do resultado da biópsia, sendo necessária para o correta definição do tratamento.
Tumores de próstata
A próstata é um órgão glandular exclusivo do homem, responsável pela secreção de líquido seminal, e fica localizada entre vários órgãos, em conjunto com a bexiga, acima do reto e circundando a uretra, que leva urina até sair do corpo.
Como a próstata fica localizada logo acima do reto, é possível senti-la durante o exame de toque retal, importante para palpação de possíveis nódulos que tenham surgido na próstata.
O câncer de próstata é o mais comum nos homens (não considerando os de pele não-melanoma), e todo homem tem risco de desenvolver câncer de próstata durante a vida, e o principal fator de risco é a idade, sendo a maior parte dos diagnósticos ocorrendo após os 65 anos. Apesar disso, também ocorre em pessoas mais jovens, principalmente em quem já tem histórico de câncer de próstata na família.
O diagnóstico ocorre com necessidade de biópsia, sendo guiada através de exame de imagem, e o tratamento depende do resultado final da biópsia.
Tumores de pênis
Os tumores de pênis são considerados raros, e a parte mais fundamental do seu tratamento é o diagnóstico precoce, sendo necessário investigação sempre que ocorrer alguma alteração na região da mucosa da glande.
Além da necessidade de exame constante buscando alterações, é necessário hábitos de higiene corretos. Pode estar relacionada também a presença de infecção pelo papiloma vírus humano, o HPV, que também é responsável pelo tumor de colo de útero.
Tumores de testículo
É um tipo de tumor considerado raro, ocorrendo em 5% dos homens. É importante notar que, ao contrário da maior parte dos tumores, o de testículo ocorre mais comumente em homens mais jovens, entre os 15 e 50 anos.
Ao surgimento de nódulos no testículo que sejam possíveis sentir palpando ou um aumento de volume dos mesmos, assim como vermelhidão e endurecimento, é necessário avaliação de um especialista o mais rápido possível. O tratamento e diagnóstico precoce é fundamental para uma boa resposta.